PERGUNTAS FREQUENTES

Como é o sistema para aquisição de moradia pela COHAB Araucária?

 

Os interessados em adquirir um imóvel pela COHAB Araucária devem efetuar sua inscrição apenas de maneira presencial na Companhia e aguardar a classificação de acordo com os requisitos do programa habitacional vigente, ou seja,  enquadrados na chamada faixa 1 (renda de até R$ 1.800,00) para candidatos das faixas 1,5, 2 e 3 (renda a partir de R$ 1.800,01). Ocorrida a classificação, o candidato é convidado a participar de uma reunião explicativa a respeito do imóvel a ser ofertado. Se houver interesse, o inscrito providenciará os documentos necessários para adesão ao imóvel e aguardará a análise do cadastro. Se aprovado, o candidato cumprirá as etapas seguintes (escolha de unidade, assinatura de contrato) e aguardará a entrega das chaves.

 

De que forma o interessado pode se candidatar a um imóvel do Programa Minha Casa Minha Vida em Araucária?

 

A inscrição na fila da COHAB Araucária é única para os empreendimentos comercializados pela Companhia, incluindo unidades do Programa Minha Casa Minha Vida. Assim, o interessado deve realizar o cadastro, ou manter atualizado o que já possui, e aguardar o chamamento de acordo com os critérios do programa.

 

É possível fazer a inscrição na fila pela internet?

Não. A COHAB Araucária não possui ainda este serviço, se houver interesse em realizar a inscrição na Companhia para o atendimento em programas habitacionais no Município de Araucária é necessário comparecer na sede da Companhia, que fina na Rua Bruno Cichon, 190 – centro em Araucária – Paraná.

 

 

A COHAB Araucária estabelece idade mínima ou máxima para realizar a inscrição na fila?

O candidato que pretende se inscrever na fila deve ter 18 anos ou 16 anos, quando emancipado pelos pais. Não há limite máximo de idade para o cadastro, mas os mais idosos estão sujeitos a restrições no prazo de pagamento, pois as normas para contratação de financiamento estabelecem que a idade do mutuário somada ao prazo de contrato não pode ser maior que 80 anos de idade. Por exemplo, quem tem 65 anos poderá financiar o imóvel em até 15 anos.

 

Qual o valor de renda exigido para o cadastro da inscrição?

Não se exige valor mínimo ou máximo de renda. O candidato sempre deve informar o valor real de seus rendimentos para que seja classificado para unidades compatíveis com a sua capacidade financeira.

 

Quem é autônomo pode se inscrever na fila?

Sim. Na realização do cadastro na fila o candidato apenas informa a sua renda média mensal e quando for classificado para aquisição de imóvel deverá apresentar documentação que comprove o rendimento declarado.

 

O interessado que não é casado legalmente pode incluir companheiro(a) no seu cadastro?

Sim, o interessado, mesmo que não tenha contrato de união estável, pode incluir seu companheiro(a) no cadastro.

 

Precisa apresentar os documentos do cônjuge ou companheiro na ocasião da inscrição?

Sim, é obrigatória a apresentação dos documentos do cônjuge ou companheiro (a) no ato de inscrição.

 

Quem tem restrições cadastrais perante os serviços de proteção ao crédito (SPC / SERASA) é impedido de fazer a inscrição na fila?

Não. No momento da inscrição as restrições financeiras não são verificadas. Mais tarde, porém, na comercialização dos empreendimentos, o candidato, dependendo de sua faixa renda, ficará impossibilitado de contratar financiamento, porque tais restrições configuram impedimento para a aquisição do imóvel.

 

Quem já teve imóvel financiado pode se inscrever na fila?

Não. Antes de realizar o cadastro na fila, haverá consulta ao sistema da Companhia. Se constar que o candidato e/ ou seu cônjuge ou companheiro são ou foram atendidos com financiamento habitacional, não será possível fazer a inscrição na fila da COHAB Araucária.

 

Pessoas com deficiência e idosos precisam fazer uma inscrição diferenciada? Há uma lista prioritária de atendimento?

Não. A inscrição na fila da COHAB Araucária é realizada em um único sistema. Porém, no momento de realizar o cadastro, as pessoas com deficiência, ou que possuem algum familiar nesta condição, devem procurar o Serviço Social da COHAB para serem incluídas em uma lista prioritária de atendimento. Para os idosos vale a mesma premissa, assim como: moradores de área de risco, núcleos familiares em que a mulher é responsável pelo domicílio, famílias em vulnerabilidade social, doentes crônicos, e etc. Todas estas situações serão averiguadas e acompanhadas pelo assistente social da Companhia.

 

Quanto tempo o inscrito aguardará para ser chamado?

Não há como estimar o tempo de espera para ser chamado, pois existem vários fatores que influenciam na concretização dos projetos e execução dos empreendimentos, como disponibilidade de área no município e obtenção de recursos, entre outros.

 

Como o inscrito é comunicado que foi classificado para aquisição de imóvel?  

Na oportunidade em que o inscrito for selecionado para a possível aquisição do imóvel, a COHAB enviará uma carta ao endereço de correspondência que consta da ficha cadastral do candidato, convidando-o para participar de uma reunião informativa sobre o empreendimento, por esse motivo é tão importante manter os dados cadastrais atualizados.

 

Quando é preciso atualizar a inscrição?

A atualização da inscrição na fila deve ser realizada pelo menos uma vez a cada 12(doze) meses. Se, antes deste prazo, houver alguma alteração nos dados cadastrados, a atualização deve ser antecipada. É importante manter em dia informações como endereço, renda e número de dependentes, pois elas são fundamentais para enquadramento dos candidatos nas faixas do programa Minha Casa, Minha Vida e também para envio com sucesso de correspondência em caso de convocação.

 

Onde realizar a atualização da inscrição?

A atualização da inscrição deve ser efetivada diretamente na Companhia em sua sede Administrativa.

 

É possível transferir a inscrição para outra pessoa?

Não. A inscrição na fila da COHAB Araucária é pessoal e intransferível. Somente é permitida a inversão de titularidade na comprovação do óbito do titular do cadastro.

 

O candidato que perdeu o Controle do Inscrito impresso pode realizar a atualização da inscrição?

Sim, desde que o cadastro ainda esteja ativo no sistema. Caso não tenha o número da inscrição, poderá obtê-lo na sede da COHAB Araucária, tendo em mãos dados que comprovem a titularidade do cadastro.

 

O candidato que possui uma inscrição excluída por falta de atualização pode retornar à fila da COHAB Araucária?

Sim. Mas, neste caso, o candidato terá uma nova inscrição. Para isso, ele deve comparecer na COHAB Araucária, portando a documentação necessária para realizar um novo cadastro. A lista de documentos necessários está disponível no site. Em casos excepcionais, e mediante justificativa, há a possibilidade de reabilitar um cadastro cancelado via atendimento no Setor Social.

 

Como devo fazer para solicitar uma segunda via do boleto

Para solicitar uma segunda via do boleto de pagamento do imóvel o mutuário deverá comparecer na sede da companhia e solicitar diretamente no setor de contrato, comprovando apenas que é titular do contrato ou fornecer procuração para este fim.

 

Como proceder se for detectado pagamento em duplicidade para uma prestação?

Deverá Comparecer na sede da Companhia e levar os dois comprovantes de pagamento para que o departamento financeiro possa verificar o recebimento do pagamento bem como dar baixa em parcela que irá vencer como compensação ou outra forma que poderá ser negociada diretamente na seda da Companhia.

 

O que acontece se o mutuário deixar de efetuar o pagamento das prestações para a COHAB Araucária?

A impontualidade no pagamento das prestações configura descumprimento de uma das cláusulas do contrato celebrado entre o mutuário e a COHAB Araucária. Isso, segundo está previsto no documento, possibilita à Companhia tomar providências para o cancelamento do contrato.

 

Como o cliente que tem dívida com a COHAB Araucária pode regularizar as pendências?

A COHAB Araucária possui ferramentas de negociação para contratos com prestações em atraso. Para maiores informações, o interessado deverá comparecer na sede da Companhia e buscar maiores informações.

 

Após o pagamento de todas as prestações do financiamento, que providência o mutuário deve tomar?

Uma vez confirmada a quitação do financiamento o mutuário poderá iniciar o processo de escritura do imóvel, procurando a COHAB Araucária para verificar a documentação necessária, para poder iniciar o processo de escritura é necessário que as taxas de condomínio e o IPTU estejam em dia e que a matrícula do imóvel não contenha quaisquer ônus. Para maiores informações, o interessado deverá comparecer na COHAB Araucária para maiores esclarecimentos.

 

O cliente que recebeu uma unidade do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e necessita de orientações relativas ao seu contrato ou imóvel deve se dirigir a que local?

Os imóveis do PMCMV são viabilizados em parceria entre a CAIXA e a COHAB Araucária para o atendimento à fila de inscritos. A COHAB Araucária deu apoio à comercialização das unidades e deixou de ter vínculo com os empreendimentos após a entrega das chaves. Assim, eventuais dúvidas acerca do imóvel poderão ser esclarecidas junto à CAIXA,

 

Quais são os critérios para atendimento de famílias que ganham mais de R$1.800,01?

Neste caso, a convocação para oferta de unidades continua seguindo o critério da ordem cronológica de inscrição, ou seja, quem tem mais tempo de cadastro tem prioridade de atendimento. A classificação das famílias é feita na sequência da ordem de inscrição.

 

Como funciona o sistema de cotas?

A destinação de unidades da faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida prevê a adoção de cotas (reserva de unidades) para idosos, pessoas com deficiência (incluindo usuários de cadeira de rodas) e  famílias em situação de vulnerabilidade habitacional. Cada um destes segmentos tem direito a 3% das unidades produzidas. Os candidatos que se enquadram nos grupos de cotas são identificados no cadastro, em campos específicos preenchidos na ocasião da inscrição e/ou cadastramento.  Na fase de comercialização de unidades, os candidatos a cada uma das cotas são agrupados e participam de sorteio para ocupação das unidades reservadas para atendimento a cada segmento. O sorteio é feito à parte para cada uma das cotas.

 

Quem mora em ocupação irregular e é atendido pela COHAB entra na fila? Como acontece o atendimento destas famílias?

A fila da COHAB recebe inscrições de famílias interessadas na aquisição de imóveis que procuram voluntariamente a Companhia, preenchem um cadastro específico e aguardam atendimentos segundo os critérios de cada faixa de renda. Já os moradores de áreas irregulares são cadastrados em projetos específicos. Os dois cadastros funcionam de forma independente e as famílias que compõem cada grupo são encaminhadas para aquisição de imóveis conforme o andamento de cada programa (fila ou urbanização e reassentamento).

 

Como ocorre a definição de atuação da COHAB nas áreas irregulares?

 

A inclusão das loteamentos nos projetos de urbanização e reassentamento ocorre de acordo com critérios técnicos, que levam em conta a situação de risco ou precariedade do local.  A produção de unidades para cada um dos segmentos da clientela da COHAB é diferenciada, de forma a atender satisfatoriamente os dois públicos da Companhia.

 

Quais são os cuidados que devem ser tomados ao comprar de terceiros um imóvel financiado pela COHAB?

É recomendável que antes de fechar negócio, o comprador e o vendedor procurem a Companhia para verificar qual é a situação do imóvel, principalmente com relação ao pagamento das prestações do financiamento. Muitas vezes o imóvel tem pendências na área financeira ou é objeto de cobrança judicial e o comprador pode ter problemas no futuro. Quando se trata de apartamento também é importante ver a situação do condomínio, consultando o síndico para certificar-se de que não há dívidas a serem quitadas.

 

Depois de comprar de terceiros um imóvel usado, construído pela COHAB, quais são as providência que devem ser tomadas pelo comprador?

A primeira medida deve ser providenciar a transferência do financiamento junto à COHAB. Isso é importante para regularizar a propriedade do imóvel e garantir alguns benefícios, como isenção de impostos entre outros, para fazer a transferência, o interessado deve procurar atendimento diretamente na COHAB Araucária, levando a documentação informada no site.

 

Quais são os riscos que corre uma pessoa que mantém um contrato de gaveta e não transferiu o imóvel na COHAB?

O contrato de gaveta, embora seja uma prática comum, não tem valor perante a COHAB Araucária. Por isso, é importante regularizar a situação do imóvel, procurando o atendimento na COHAB Araucária para solicitar a transferência do financiamento.