Uso Irracional De Medicamentos É O Principal Causador De Intoxicações No País

Prefeitura De Araucária Certifica Mais 33 Participantes Do Curso De Auxiliar De Panificação E Confeitaria
janeiro 23, 2018

O uso inadequado de medicamentos e a automedicação são reconhecidos problemas de saúde pública. O último levantamento realizado pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) mostra que os medicamentos são os principais causadores de intoxicações no país, respondendo por mais de 33% dos casos. Isto é três vezes o número de casos do segundo colocado: os produtos de limpeza doméstica; responsáveis por 11,63% das intoxicações. Ao ter dúvidas sobre a utilização de medicamentos, basta procurar a orientação de um farmacêutico.

Segundo o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária, o farmacêutico André Luis Cândido da Silva, “mesmo os medicamentos que não necessitam de prescrição, como alguns que são utilizados para dor de cabeça, podem fazer mal para a saúde quando utilizados de forma errada. Além disso, podem interferir no resultado de alguns exames laboratoriais”.

Combinação perigosa – Existem pessoas que utilizam vários medicamentos ao mesmo tempo, situação conhecida como polifarmácia. Muitas vezes, há interação entre diferentes medicamentos, o que pode causar a anulação do efeito de algum remédio ou aumentar as chances de ocorrer uma reação desagradável e até mesmo uma intoxicação grave. “A participação do profissional farmacêutico no acompanhamento do tratamento é fundamental”, alerta André.

Há ainda casos de interação dos medicamentos com o álcool e alimentos. O álcool pode diminuir ou aumentar a ação de um medicamento, podendo não apresentar o resultado esperado ou gerar uma intoxicação. Alguns medicamentos possuem a sua absorção e, consequentemente, sua ação, prejudicada ou melhorada em decorrência da ingestão com alimentos. Todas estas particularidades relacionadas aos diferentes medicamentos existentes devem ser esclarecidas com o seu farmacêutico.

Podem surgir dúvidas sobre a melhor maneira de se tomar um medicamento. A água é o líquido mais indicado para acompanhar a sua ingestão. Algumas medicações podem reagir quimicamente quando em contato com o leite, refrigerantes e sucos, por exemplo, causando prejuízo ao tratamento.

Qual a melhor forma de guardar o medicamento?
Os medicamentos devem ser guardados fora do alcance de crianças. O local deve ser limpo, sem umidade e protegido do sol ou de fonte de calor. Verifique sempre a validade dos medicamentos guardados. Caso estejam vencidos, não devem ser consumidos. Não congele os medicamentos líquidos e nem guarde na geladeira, a não ser que a bula do remédio recomende.

Reações adversas – Deve-se ter atenção durante o tratamento com determinados medicamentos, principalmente quando utilizados em crianças, gestantes e idosos. O uso de alguns antialérgicos, por exemplo, pode causar sonolência e afetar a capacidade de dirigir e operar máquinas. Os anti-inflamatórios, quando tomados em excesso ou por períodos prolongados podem levar a quadros de gastrite, úlcera, problemas nos rins, fígado e coração, além do aumento da pressão arterial.

Dia do Farmacêutico – No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico e a Prefeitura de Araucária aproveita para informar que possui profissionais farmacêuticos capacitados e comprometidos com a promoção, proteção e recuperação da saúde da população. Este profissional atua em diversos serviços do Sistema Único de Saúde do município, como as Unidades de Saúde, Farmácias, Laboratório e Hospital Municipal. Em caso de dúvidas sobre medicamentos, procure sempre um farmacêutico.

Secretaria de Comunicação Social (SMCS)
Departamento de Jornalismo
Fone: (41) 3614-1487

Foto: Carlos Poly/SMCS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *