Arquivar 22 de abril de 2019

Paço Municipal de Araucária não terá atendimento ao público de 10 a 14/12 para modernização de sistema.

A Prefeitura de Araucária trocará o sistema de gestão municipal entre os dias 10 e 14 de dezembro. Devido a isso, não será possível realizar atendimentos ao público no Paço Municipal. A modernização do sistema inclui a implantação do novo site e, por isso, diversos recursos estarão fora do ar durante este período. Enquanto os dados do sistema serão migrados, servidores municipais passarão por treinamento nesses dias. É importante destacar que os atendimentos nas áreas como Saúde, Educação e Segurança Pública não serão afetados.
Com o Paço Municipal fechado entre 10 e 14 de dezembro, atendimentos do Espaço Cidadão (IPTU, Taxas, serviços da Secretaria de Urbanismo, Protocolo Geral) serão interrompidos. O espaço do Empreendedor também terá o atendimento comprometido neste período e volta a atender normalmente na sequência. O sistema da Central da Cidadania (espaço para solicitações online) também será afetado.
A Prefeitura está trabalhando para evitar transtornos no período. Por isso, prazos para alguns atendimentos serão prorrogados. Um exemplo é o Programa de Recuperação Fiscal (PROREFIS – 2018) que terá prazo estendido para 28 de dezembro. O PROREFIS é uma oportunidade de quitar seus débitos com o Município.
Outro esclarecimento importante é que os prestadores de serviços conseguirão emitir nota fiscal normalmente durante este período de modernização do sistema. Os pagamentos da Prefeitura a fornecedores, que estão sendo feitos em dia, continuarão sendo pagos adiantados.

Secretaria de Comunicação Social (SMCS)
Departamento de Jornalismo
Fone: (41) 3614-1487

Foto: Carlos Poly/SMCS.

Região do Centro de Araucária terá “Bairro Limpo” na próxima semana

Na próxima segunda e terça-feira (03 e 04/12) o Programa Bairro Limpo estará na região do Centro de Araucária recolhendo materiais inservíveis, como madeiras, galhos de árvore, sofás, colchões, eletrodomésticos e eletrônicos. Os moradores já estão sendo avisados sobre a coleta por meio da visita de agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. A Prefeitura realiza o Programa “Bairro Limpo” em diversas regiões da cidade visando mobilizar a comunidade para separar os materiais que deseja descartar e recolhe para dar o destino correto.
O “Bairro Limpo” é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Araucária em parceria com a Secretaria de Saúde. Para solicitar coleta em outros bairros é necessário ligar para o telefone (41)3614-7480. O recolhimento de entulhos pelo programa é agendado mensalmente (ou quinzenalmente, de acordo com a demanda da população) e tem ajudado a eliminar possíveis focos de mosquito que possam transmitir dengue e outras endemias.
Lixo – O acúmulo de materiais recicláveis e de lixo de maneira inadequada, além de propiciar o surgimento de animais que são atraídos por sujeita, também contribui para o acúmulo de água e, por consequência, o risco de focos do mosquito. O morador precisa ter a consciência de colocar os resíduos para coleta (seletiva ou lixo comum) pouco tempo antes do caminhão passar. Isso evita que os resíduos se espalhem pela rua ou sejam levados por coletores irregulares (que nem sempre dão o destino adequado).
Aedes Aegypti – A combinação entre dias de calor e chuva frequente é propícia para a proliferação de mosquitos, incluindo o Aedes Aegypti, conhecido por transmitir a dengue, zika e chikungunya. Araucária não conta com registros recentes de focos do mosquito, mas a atenção deve ser redobrada com a proximidade de verão. A participação de todas as pessoas, no sentido de evitar situações que acumulem água (nas residências, empresas e indústrias), é fundamental no combate ao mosquito.
Os moradores que desejarem mais informações sobre o combate ao Aedes Aegypti podem entrar em contato pelo telefone 0800-643-7744 (Ouvidoria da Saúde) ou ouvidoriadasaude@araucaria.pr.gov.br. O número de telefone é também para comunicar sobre locais onde há risco de foco do mosquito. Não há necessidade de o morador se identificar.

Secretaria de Comunicação Social (SMCS)
Departamento de Jornalismo
Fone: (41) 3614-1487

Foto: Carlos Poly/SMCS.